Presença de pessoas ligadas à funerárias no Hospital
Recebemos, dia 25 de fevereiro de 2016, Ordem de Serviço 002/2016, da Fundação Hospital Centenário, que proíbe, nas dependências do Hospital, a presença de pessoas ligadas às empresas funerárias, exercendo agenciamento de serviços, prática esta que se intensifica de maneira alarmante e agressiva.
Nestes 100 anos de prestação de serviço funerário à Comunidade de São Leopoldo, sempre primamos pela manutenção da ética e cuidado no atendimento às famílias enlutadas.
Nos últimos anos, contrário ao que acreditamos, temos presenciado funerárias realizando plantões e demais formas de assédio que desrespeitam e violam o direito das famílias enlutadas na escolha da empresa funerária.
Afirmamos nosso repúdio a tais práticas, pois não participamos dos plantões de funerárias no hospital ou em outra instituição de saúde, lares de idosos ou locais semelhantes, também não levamos corpos para o DML - Departamento Médico Legal, por acreditar que estes atos desrespeitam e tiram, a liberdade de escolha das famílias enlutadas.
Na intenção de alertar sobre esta terrível situação, as pessoas e empresas que confiam em nossos serviços, subscrevemo-nos.